JALES - Durante patrulhamento pela zona rural do município de Jales, equipe do 4o Batalhão de Polícia Militar Ambiental flagrou danos a um fragmento de Mata Atlântica causados pela passagem de gado bovino.
O fato ocorreu na última segunda-feira (26/02), quando os policiais realizavam fiscalização ambiental pela Estrada Municipal JAL-250, próximo ao Córrego do Matãozinho.
Ao verificar a área, os agentes constataram que a vegetação nativa havia sido parcialmente danificada devido à transposição de bovinos de uma propriedade para outra. A ação do gado provocou um processo conhecido como "bosqueamento", dificultando a regeneração natural da mata.
Diante dos fatos, o responsável pela propriedade foi autuado pela infração ambiental. O local também foi interditado preventivamente até que sejam tomadas medidas para recuperação da área degradada.
A Polícia Ambiental reforça que fiscalizações como esta visam coibir ilícitos contra o meio ambiente e garantir a preservação da biodiversidade native. Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181.